Case de sucesso Buscapé, uma trajetória surpreendente
case de sucesso, Comercial, Comunicação, Criatividade, Curiosidades, Empresas, Estratégia, Estudo, Ferramentas de marketing e vendas, Informações, Notícias
setembro 1, 2017
Case de sucesso Buscapé
Não é somente mais um estudo de caso. É uma história rápida, de aprendizado, modelo de ideias e pensamento, exemplo (daqueles para sempre voltarmos a ler, para não esquecer seus pontos principais) e muita ousadia e coragem. O case de sucesso Buscapé, uma trajetória surpreendente da vida e saúde de uma empresa, trás uma reflexão de dentro para fora e, de fora para dentro. Um case não serve somente para leitura de um modelo e surpresa de algo que deu certo. Um case de sucesso é, para além da leitura, se obter a análise dos fatos. Anotar suas metodologias, iniciativas e atitudes, diante de um mercado na qual o único objetivo é vencer e acreditar em sua concepção e estratégia.
Separamos toda a trajetória desde 1998 com base na história da empresa e seus principais fatores. Um material riquíssimo que a Aplíkasi deixou já resumido e de fácil pesquisa, com grande conteúdo de informação e um start para novas ideias.
A ideia – 1998
Em 1998 três estudantes de engenharia de computação na Escola Politécnica da USP, Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi, juntos de Mario Letelier, estudante de administração, iniciaram uma busca de ideias para o lançamento de novos projetos que ainda não existiam no mercado. Optaram pelo segmento on-line, onde perceberam que os serviços eram poucos e tiveram o grande insight (grande sacada) de pesquisa por produtos para compra na internet e até o momento, nenhuma opção de serviço oferecia uma lista de preços de lojas de um mesmo produto, facilitando a experiência de compra do usuário.
O nascimento da empresa – Junho de 1999
O investimento inicial dos quatros amigos foi em três computadores pessoais e R$4.800,00. O nome da empresa inicialmente seria QuantoCusta, mas a decisão final foi realmente Buscapé. O trabalho no princípio foi oferecer o software spider, desenvolvido por Rodrigo Borges, mas sem nenhum resultado na época.
1º Investidor – Setembro de 1999
Em uma linha do tempo rápida, em Setembro do mesmo mês chegou o primeiro investidor da empresa: E-platform.
A explosão de sucesso e novos Investidores
Após o estouro de sucesso, o site recebe novos investidores: Merrill Lynch e Unibanco, com investimento de US$ 3 milhões. Depois de apenas três anos de empresa, em Setembro de 2002; com a junção dos Investimentos, inovação e foco, o Buscapé atingiu seu equilíbrio econômico.
A linha do gráfico só aumenta, único sócio ao lado dos fundadores
Em Dezembro de 2005, o fundo norte-americano Great Hill Partners adquiriu a participação dos investidores e passou a ser o único sócio, ao lado dos fundadores do Buscapé.
Diante da fusão do Great Hill Partners em Dezembro de 2005, o Buscapé conseguiu em Maio de 2006 adquirir o seu maior concorrente, o Bondfaro para, unidos, formarem o maior site de pesquisa de produtos da América Latina.
Para maior crescimento ainda, em Setembro de 2009 a empresa Naspers Limited, adquiriu 91% do Buscapé por US$ 342 milhões. Uma expansão somente gerou resultados, uma soma da experiência Buscapé com a de Naspers, tendo em seu portfólio empresas de telecomunicações, internet e entretenimento na África, China, Índia, Leste Europeu e outras partes do mundo, além de ter 30% da Editora Abril.
Marcha de Aquisições
- Bondfaro (2006)
- e-Bit (2007)
- Pagamento Digital (2008)
- FControl (2008)
- eBehavior (2010)
- Navegg (2011)
- DineroMail (2011)
- Brandsclub (2011)
- Moda It (2011)
- Shopcliq (2012)
Parcerias
- Pagos on line (2010)
- ZipMe (2010)
- Centro de Ensino Impacta (2012)
- InLocoMedia (2014)
Lançamentos de soluções e marcas
- QueBarato! (2006)
- CortaContas (2006)
- Lomadee (2009)
- Bcash (2012)
- Lançamento app mobile do Buscapé (2012)
- Btarget (2013)
Investidores
- E-platform (1999)
- Unibanco (2000)
- Merrill Lynch (2000)
Transformação da logomarca
1º – 1999
2º e atual – 2011
3º – 2011 Criação da logomarca para o grupo da empresa
E se você quiser ter um conteúdo mais completo e e em uma linha do tempo, acesso o site da Buscapé Company .